Ganhar dinheiro na bolsa de valores

Ganhar dinheiro na bolsa de valores

Nos últimos tempos tenho visto inúmeros profissionais da área de investimentos a comentar que o último ano foi particularmente difícil para ganhar dinheiro na bolsa de valores, e não só, mas também que o mercado atual tem deixando muito pouco espaço para ganhos.

Se olharmos para determinados períodos de negociação, vemos de fato que as perdas, ou a falta de ganhos registados devem-se principalmente à falta de disciplina, metodologia, e controle das emoções.

Em primeiro lugar, para ganhar dinheiro na bolsa de valores, precisamos fornecer os meios ao sucesso, tornando-nos um estudante permanente dos mercados, e também precisamos acreditar que podemos vencer. Muitas vezes os investidores não conseguem ganhar dinheiro na bolsa de valores por que não entendem que seus fracassos são provenientes de atitudes pessimistas.

Seja otimista, qualquer pessoa pode ganhar, e seu sucesso virá! Atrair ganhos é possível, e alguns investidores estão a rentabilizar mais do que muitos mercados, por que não você? Se você não correr riscos coerentes irá certamente lamentar o seu destino, ou “a injustiça do mercado”, o que o fará perder a confiança em suas próprias habilidades.

Enfrentar os desafios com coragem e otimismo trará o sucesso, os testes de mercado a que somos constantemente submetidos não nos podem deitar abaixo, admita estar a acumular experiência e passe a acreditar em suas capacidades de vencê-lo.

O mercado não está contra si, é acima de tudo na maioria das vezes, você que está contra si mesmo constantemente a olhar-se ao espelho e a ser pessimista. O medo do fracasso faz com que fracasse, já o desejo de sucesso levará ao sucesso.

Quando começar a ganhar dinheiro na bolsa de valores, e contemplar o sucesso perceberá então que seremos constantemente desafiados a estudar, e estudar mais, e mais e mais, para melhorar e aprimorar continuadamente nossas habilidades e estarmos sempre um passo à frente do mercado.

Quando comprar um determinado ativo, nunca planeje o futuro com a esperança de ganhar milhares e enriquecer em um único trade, concentre-se no presente, mantenha o foco para executar seu plano da melhor forma possível, procure a melhor entrada, aplique a regra de ouro e faça os cálculos dos rácios riscoXretorno, limite as perdas, depois evite a todo custo negligenciar sua estratégia de investimento.

A pior coisa que se pode fazer para baixarmos a moral é tornarmo-nos pessimistas quando passamos por uma queda. Ao fazermos isso, vamos perder muito mais do que dinheiro, perdemos tempo, motivação e capacidade de enxergar novas oportunidades.

Não perca o desejo de ganhar dinheiro na bolsa de valores! Bons investidores são aqueles que sobrevivem, aqueles dispostos a cometer erros, e sobrevivem porque sabem aceitar rapidamente seus erros, e não é por serem superiores ou melhores, mas simplesmente porque a possibilidade do erro está integrada no seu plano de trade.

Os investidores de sucesso são aqueles que aprendem que o êxito aparecerá obtendo um número de boas compras que ofereçam rácios de retorno superiores, e em más compras perderá um mínimo planeado.

O importante não é estar certo o tempo todo, é importante saber quando você está errado, aceitar e parar rapidamente suas perdas não ficando a sofrer e a lamentar seu destino, em vez disso, aproveite este tempo para cortar as perdas, aceitar o seu erro e passar para a próxima oportunidade. Aprenda com seus erros, é aqui que nasce a experiência.

Se pretende ganhar dinheiro na bolsa de valores nunca se apresse para entrar em uma posição ou na maioria das vezes irá tomar uma má decisão por precipitação, emoção, ou por medo de perder o trem; Calma, dê um passo atrás, olhe novamente para o gráfico, avalie o rácio do seu ponto de entrada para uma possível retirada face aos lucros supostos e defina um plano, uma estratégia, analise e veja se é realmente uma oportunidade ou um suicídio? Seja paciente, este trade ainda não é uma festa sem você. A partir do momento que somos impacientes, tomamos más decisões, acredite.

Não ignore as opiniões dos outros, mas tenha as suas próprias opiniões, acredite nas suas análises, não siga ninguém, ouça o que eles têm a dizer, isso poderá inspirá-lo, mas em todos os casos, mantenha sua opinião e suas análises, faça e aja de acordo com suas próprias opiniões. Seguir outros trades ou investidores nunca lhe permitirá capitalizar a experiência de cometer seus próprios erros e portanto melhorar.

A chave para ganhar dinheiro na bolsa de valores é conhecer a si mesmo e descobrir o que funciona para nós. Isso poderá levar seu tempo, mas não vamos aprender tudo o que precisamos a copiar os outros, até porque os métodos dos outros podem não estar adequados ao nosso perfil. Grandes investidores têm um excelente conhecimento do mercado, excelentes métodos e estratégias, mas essas estratégias e métodos são eficientes para eles, mas e para mim? Será? O método e a estratégia eficiente para cada um de nós é aquele fruto de nossa experiência, aquela que os erros e acertos passados nos permitiram construir.

Nossas estratégias devem estar baseadas em nossa personalidade, e sim, saiba o máximo que puder de outros investidores que ganham, mas entenda que a sua prioridade é servir-se da sua experiência para construir o seu próprio método que vai estar adaptado de acordo com seus objetivos e sua personalidade.

A partir do momento que entendemos essa fase e tudo o que falamos até aqui é que começamos a aprender, passamos a ter uma rotina, um plano, e estratégias as quais passamos a ser rigorosos a cumprir e monitorar continuamente. Criamos disciplina!

O caminho para ganhar dinheiro na bolsa de valores e construir uma estratégia vencedora é longo e por vezes perigoso, manter uma rotina faz com que sejamos disciplinados e mantenhamos o foco no objetivo, e também ajudará a acalmar os nervos e evitara reagirmos ao emocional.  Ninguém tem controle sobre os mercados, e uma rotina pelo menos nos fará ter o controle sobre nós mesmos, e acredite, controlar suas emoções significa reduzir em 80% suas perdas. Ter uma rotina fará de você um investidor constante, focado e o ajudará a manter a calma em todas as circunstâncias, independentemente das condições de mercado.

Esta condição resultará em sua paz com os mercados e com sua personalidade. No exercício da carreira em investimentos, vamos experimentar muitas emoções, uma série de vitórias nos deixará eufóricos, mas uma série de perdas (que acontece a todos), trará aborrecimento, mas deverá seguir sua rotina, e estar em paz, nunca impaciente, pois independentemente do estado da carteira ao fim de cada pregão, precisamos ser capazes de perceber que aprendemos alguma coisa, e isso será o suficiente para nos mantermos determinados, focados, confiantes e otimistas.

Não devemos investir apenas para satisfazer nossos desejos de ganhar dinheiro ou pelo nosso ego, mas sim investir como um desafio pessoal de vencer o mercado, sendo confiantes e positivos, pois somente no momento em que ganhamos confiança em nossas habilidades e capacidades estamos no caminho certo para o sucesso, e conseguiremos então vencer o mercado.

Inúmeras pessoas que começam a investir e estão em busca de aprender como ganhar dinheiro na bolsa de valores, buscam aprender como fazê-lo através de conteúdos em tutoriais e websites, o que não deixa de ser uma forma válida, mas em meio a tamanho conteúdo, tantas opiniões, métodos, técnicas, razões, indicadores e fórmulas milagrosas, acabam confusas e perdidas e consequentemente perdem dinheiro.

Todos aqueles que pretendem investir na bolsa ou tornarem-se investidores precisam de um Mentor, alguém que lhes forneça a base, indique o caminho, as ferramentas, a forma de pensar, a interpretação da economia, dos fatos, dos eventos, que lhes mostre o sentimento do mercado.

Ora vejamos, em todas as áreas há alguém que ensina, um médico passa pela universidade e residência antes de exercer, um mecânico passa por uma formação e estágio profissional antes de exercer, até um canalizador, ou um eletrecista por exemplo, se não souber o que esta a fazer certamente será eletrecutado, então por que arriscar seu capital sem o devido conhecimento.

Quanto custa uma formação em bolsa de valores X quanto dinheiro posso perder por aventurar-me sem conhecimentos? Já se fez esta pergunta? Uma estratégia eficiente começa em avaliar os riscos, certo? Já avaliou?

 

 

 

Partilhar
Voltar Atrás