• Assessoria & Personal Services
Formação SISTEMA FINANCEIRO, mercado de capitais E Bolsa de valores / Trader nível I

Formação SISTEMA FINANCEIRO, mercado de capitais E Bolsa de valores / Trader nível I

Terá início no dia 1 de Setembro de 2022 a formação em Sistema Financeiro, Mercado de Capitais e Bolsa de Valores / Trader Nível I.

A formação de Trader Nível-I tem duração de 280 horas desenvolvendo-se ao longo de 6 módulos, preconizados somente em sessões, e-learning síncronas e assíncronas, contemplando atividades e avaliações modulares dentro de um plano curricular culminativo a conclusão dos objetivos.

1. INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

  • Formação: Sistema Financeiro, Mercados de Capitais e Bolsa de valores / TRADER NIVEL I
  • Formador: Dr. José Eugênio Filho
  • Ação nº: 205
  • Data:  Setembro/22 – Maio/23

2. ENQUADRAMENTO

O Mercado de Capitais está muitíssimo presente no cotidiano das pessoas, estamos sempre em busca de aumentar nosso rendimento, nossas poupanças, e de uma rentabilidade acima dos retornos oferecidos nos outros mercados.
Os volumes de capitais que hoje se aventuram nos mercados de ações, moedas, metais preciosos, (ouro, prata) entre muitos outros, face as soluções bancárias como produtos financeiros estruturados, papéis comerciais, e contas poupança tem vindo a duplicar trimestralmente, pois seu comportamento é um constructo de uma série de variáveis (econômicas, empresariais, institucionais, etc.), que se aliam e se constrangem a todo o momento proporcionando ganhos de capital.
Dessa forma, toda esta temática e seus questionamentos apresentam-se como importantes agendas de formação, assim, compreender a sensibilidade dos retornos dos mercados de capitais, às variações nas taxas de juros, mudanças nas políticas macroeconômicas, em especial, nas políticas monetárias, tornam cada vez mais frequentes as buscas por conhecimentos técnicos e fundamentais de suporte, bem como as variáveis psicológicas do processo de investir, pois vale-nos lembrar que a eficiência dos investidores ocorre justamente quando eles conseguem antecipar-se ao mercado como um todo e, dessa forma, beneficiam-se das janelas de oportunidade que se abrem auferindo assim retornos extraordinários.

3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVOS GERAIS DA FORMAÇÃO

No final da ação de formação os(as) formandos(as) deverão ser capazes de:
Através dos conhecimentos adquiridos em conteúdos teóricos, técnicos, práticos e backtesting, distinguir sistema financeiro e mercados, identificar o mercado de capitais, como se divide, de que forma se rege, sua composição, quais ativos se negociam e como se podem negociar, estando estes capacitados a efetuar análises fundamentais e técnicas dos mais diversos ativos e cenários macro e micro econômicos, definirem estratégias de investimento nos mais diversos horizontes temporais, desenvolver a criação e gestão de carteira, financeira e monetária, sendo estes capazes de realizar investimentos.

4. AÇÃO DE FORMAÇÃO

4.1 PÚBLICO-ALVO E PRÉ-REQUISITOS

Esta formação está indicada para pessoas ou profissionais que pretendam adquirir competências a nível dos mercados financeiros e de capitais, e que pretendam iniciar-se na bolsa de valores.

Tendo como pré-requisitos:

  • 9º ano escolaridade;
  • Computador portátil, web-Cam, e microfone;
  • Conhecimentos informáticos e de windows na ótica de utilizador.

4.2 CARGA HORÁRIA DA FORMAÇÃO

  • A ação tem duração de 280 horas

4.3 ORGANIZAÇÃO

4.3.1 Local de formação:

  • FORMAÇÃO  ON-LINE

4.3.2 Regime de frequência:

A ação de formação em causa decorrerá em um período de 270 dias a partir de 01 de setembro de 2022 em regime E-learning com sessões síncronas e assíncronas, com sessões on-line que decorrerão nas quintas-feiras, com início as 21:00h e encerramento máximo às 23:30h

4.3.3 Número de participantes por ação:

  • A definir.

4.3.4 Data limite de inscrição:

  • 15 de Agosto de 2022 (15 dias antes do início da ação formativa).

4.3.5 Formador(es):

  • O(s) formador(es) desta ação deverá possuir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Certificado de Aptidão Profissional (CAP) de Formador, e a experiência mínima de 15 anos na área de formação em causa, e formação acadêmica em economia, ou TOC.

4.3.6 Coordenação da ação de formação:

A coordenador(a) pedagógico(a) verificará e analisará junto do(a) formador(a) e dos(as) formandos(as), como decorre a ação de formação, avaliando as expectativas criadas no início e no final da mesma.

5. MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS

Os métodos e técnicas pedagógicas a serem aplicados durante a ação de formação contemplam métodos ativos, expositivos, demonstrativos, sendo estes utilizados ao longo de toda a ação de formação para exposições teóricas, técnicas, e de backtesting com recurso a meios audiovisuais como diapositivos, vídeos, plataformas de suporte e de investimento real em modo simulação.
Também no desenvolver da intervenção pedagógica, inevitavelmente o método interrogativo será parte integrante de todos os módulos por ser fundamental, dadas as implicações práticas do mesmo, e face a necessidade que os(as) formandos(as) participem ativamente no processo de criação de um pensamento sistematizado, reflitam, partilhem, questionem e assimilem as técnicas e o conhecimento transmitido.
Associados aos métodos aplicáveis serão executadas atividades de desafio criativo através da realização de trabalhos individuais e em grupo, utilizados também como técnicas de desenvolvimento individual e coletivo bem como de verificação das capacidades de retenção, aprendizagem e de conhecimentos de cada formando(a). Os estudos de casos serão utilizados para que permitam exercitar e desenvolver habilidades e/ou verificar a capacitação e aplicabilidade de conhecimentos;

6.  RECURSOS DIDÁTICOS / PEDAGÓGICOS

Como facilitador do processo de aprendizagem do(a) formando(a) e da dinamização das sessões serão utilizados, no decurso da formação, os seguintes recursos didáticos:
  • Computador com softwares Home-broker, PowerPoint, windows, e demais ferramentas necesárias;

7. AVALIAÇÕES

7.1. AVALIAÇÃO DOS(AS) FORMANDOS(AS)

O dispositivo de avaliação dos(as) formandos(as) será criterial e assentará no disposto:
  • Avaliação sumativa individual ao final de cada módulo formativo. (40%)
  • Exercícios de avaliação sumativa individual no decorrer dos módulos formativos. (40%)
  • Avaliação formativa realizada pelo(a) formador(a), ao longo dos módulos de formação, incidindo sobre os comportamentos, participação, frequência, pontualidade e o desenvolvimento das capacidade e competências visadas pela formação através de grelha de observação. A atitude do formador, neste âmbito, será de facilitação da tomada de consciência dos progressos individuais verificados e dos melhoramentos a desenvolver, por cada participante. Esta avaliação será baseada nas várias atividades de aplicação desenvolvidas. (20%)
A classificação final da formação será onde o formador refletirá a ponderação de cada participante, no que respeita ao grau de domínio das competências visadas. Face ao resultado obtido por cada formando será dado lugar à respetiva certificação de conclusão caso o aproveitamento seja superior a 70%.

7.2. AVALIAÇÃO DO(A) FORMADOR(A) E DA FORMAÇÃO

A avaliação da satisfação do formando(a) em relação a ação formativa bem como do formador terá lugar no final da ação de formação e será realizado através de um questionário de avaliação individual.

8. INVESTIMENTO

O investimento na ação de formação em mercados de capitais – Bolsa de Valores / TRADER NÍVEL I  é de € 2.500,00 (dois mil e quinhentos euros – iva incluído).

9. FORMAS E MEIOS DE PAGAMENTO

  1. Cartão de crédito:  1 + 9 parcelas  de  €250,00 (duzentos e cinquenta euros)
  2. Transferência bancária:  50% na inscrição / 50% até 15 dias do início da formação.

10. FORMADOR

Dr. José Eugênio Filho

 

CEO founder da Portugal Soluções, investidor independente, economista registado na Ordem dos Economistas com dois colégios de especialidade (Nº15487), Analista financeiro com registo na Associação Portuguesa de Analise Financeira (Nº581), e no Instituto do emprego e formação profissional – IEFP (F661233/2017), desenvolvendo ao longo de alargados 25 anos de percurso profissional atividades de investimento nos mercados financeiros Europeus, Americanos e Asiáticos, investindo ativamente em forex, índices e commodities, sendo esta a sua especialidade.
Por intermédio da Portugal Soluções, empresa de assessoria ao investidor a qual fundou no ano de 2007, tem vindo a desenvolver desde então ações de formação a pessoas com interesses em investir e em adquirir ou expandir conhecimentos no sistema financeiro e mercado de capitais, ajudando-os a compreender os mercados e as questões fundamentais e técnicas inerentes ao processo de investimentos.
Criador e Autor da Metodologia #FCT, e de várias publicações sobre investimentos e mais de 200 formações nas áreas de investimento ministradas em Portugal e no exterior.

 

 

 

*O programa completo da formação contendo o detalhamento de cada módulo somente será fornecido após efetivação da inscrição;

Poderá solicitar sua inscrição, obter maiores informações ou solicitar um contato telefónico, utilizando o formulário abaixo.

 

Partilhar
Voltar Atrás